O tecido tecnológico que reage ao suor
- Kyree Leary, por Francisco Santos
- 14 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Pesquisadores do MIT criaram um novo tipo de camisa que ventila automaticamente quando exposto à umidade usando o poder das bactérias. A equipe pretende comercializar sua tecnologia em colaboração com empresas como o New Balance.

A transpiração pode ser desagradável, especialmente quando você está em espaços públicos e não pode efetivamente esfriar ou mudar de roupa. Um grupo de cientistas do MIT estão no caminho certo para criar uma maneira alternativa de esfriar: uma camisa que se ventila sempre que sente suor.
TECNOLOGIA UTILIZÁVEL
O engenheiro biológico do MIT, Wen Wang, juntou-se ao Lining Yao, um candidato a doutorado no Tangible Media Group, MIT Media Lab e vários outros colegas na tentativa de usar bactérias de mudança de forma em tecidos para torná-lo sensível à umidade. Depois de descobrir o que causou a expansão e contração das bactérias - mudanças nas proteínas dentro dos esporos bacterianos - a equipe usou proteína bacteriana pura para confirmar suas especulações. Em última análise, eles decidiram usar bactérias inteiras em suas roupas de teste devido à estabilidade do micróbio e à facilidade com que pode ser produzido.
Wang e sua equipe descobriram que uma única camada de bactérias em uma folha de látex não produziria o efeito desejado. Em vez disso, depois de ter sido exposto à alta umidade de uma impressora 3D, o látex resultante é dobrado para o lado bacteriano enquanto estiver na temperatura ambiente. No entanto, camadas de ambos os lados com a bactéria mantê-lo-ão à temperatura ambiente, até que um lado seja exposto ao calor. Neste ponto, a bactéria se expandiria, fazendo com que a folha de látex se dobrasse para fora.
Usando Bacillus subtilis, uma bactéria encontrada no solo, um tecido de camada tripla com aberturas responsivas foi feito. Os voluntários vestindo a camisa foram monitorados durante a corrida e ciclismo, e após cinco minutos, as aberturas dentro da camisa começaram a se abrir, permitindo que o suor se evaporasse e baixasse as temperaturas corporais do usuário.
"Quando usei a versão de controle, senti-me realmente, muito úmido e quente", disse Wang ao The Scientist. "Quando eu usava o funcional, uma vez que comecei a suar, ele abriu muito naturalmente, e então eu pude sentir o fluxo de ar vir às minhas costas."
"Essa é a vantagem de nossa roupa - isso ajuda a remover a umidade imediatamente [através da evaporação]. Então a temperatura corporal vai cair. "
Os pesquisadores ainda precisam tornar a roupa lavável antes de avançar com planos para comercializar sua tecnologia, que inclui um sapato com aberturas de resposta na sola. O New Balance já tem vínculos com o projeto, já que atuou como patrocinador, mas outras empresas começaram a se aproximar de Wang e seu time.
Se as roupas em camadas de bactérias, como a camisa de Wang, sejam amplamente disponíveis, espere que seja comercializado para quem trabalha fora, atletas e todos que transpiram no calor. Qual o melhor tipo de roupa a ser vestida no verão do que uma que evapora o suor?
via futurism.com
Comments